Anualmente, a rede global de viagens de luxo Virtuoso conduz uma pesquisa com as agências líderes no segmento em 50 países, incluindo 36 localidades no Brasil, a fim de antever as tendências para o ano seguinte, que são compiladas no Virtuoso® Luxe Report. A edição deste ano do relatório aponta que as viagens em 2019 serão altamente personalizadas e inspiradas pelo desejo de experienciar novos destinos de forma não usual.

Os consultores de viagem da rede Virtuoso revelaram algumas solicitações de clientes que ilustram o desejo por uma maior personalização e experiências únicas. Os viajantes de luxo têm sido bastante precisos quanto às suas preferências. Nada é deixado ao acaso: o nível de personalização chega à escolha dos números dos assentos nos voos, do número dos quartos nos hotéis e até mesmo do tipo de carro a ser alugado, além das refeições e atividades agendadas previamente – como sessões no salão de beleza, com massoterapeutas e até mesmo com tatuadores.

O Virtuoso Luxe Report apresenta cinco tendências, todas relacionadas a personalização, que vão moldar a forma como os viajantes brasileiros de alto padrão explorarão o mundo em 2019.

Grand Canyon – Arizona, EUA
Emirados Árabes – Mesquita Sheikh Zaeyd

1.      Motivação: a influência das redes sociais é inegável e estimula o desejo dos viajantes de encontrar os cenários mais cativantes e a melhor hora do dia para fazer fotos. Os clientes têm solicitado a inclusão de sessões de fotos nos destinos visitados a fim de produzir conteúdo com apelo visual que se destaque no Instagram, o que inclui replicar fotos que chamaram sua atenção nas redes sociais. Para atender essa demanda, os consultores de viagem das Agências Virtuoso têm incluído nas viagens sessões de fotos temáticas que refletem as características do destino, como uma sessão em Veneza com clientes trajando suntuosos vestidos de festa.

2.      Transporte: em relação aos voos, têm preferência entre os viajantes de alto padrão as companhias aéreas que contam com primeira classe e classe executiva modernas. No aeroporto, estão em alta os serviços VIP de desembarque, que agilizam a passagem pela alfândega diminuindo o tempo gasto com procedimentos que podem impactar o embarque em voos com conexões mais curtas. Além disso, também estão em demanda os traslados via helicóptero privativo, seja para transfers de/para aeroportos ou entre uma cidade (ou ilha-resort) para outra.

3.      Acomodações: viajantes focados em experiências já conhecem todos os tipos de acomodações e, agora, buscam estadas menos convencionais, que podem incluir uma casa na árvore, um mosteiro, um iglu na Noruega, uma tenda no deserto marroquino ou às margens do Mar Vermelho ou mesmo um quarto em formato de bolha, completamente transparente, que permita observar a natureza do entorno ou a noite estrelada.

4.      Lazer: fãs de esportes têm solicitado que suas viagens incluam entradas para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos, o Super Bowl ou o Torneio de Tênis de Wimbledon, ao passo que os aficionados por arte pedem por passeios como uma visita privativa ao Vaticano depois do horário de funcionamento. Já os adeptos das compras buscam adquirir itens exclusivos, como uma bolsa Birkin, da Hèrmes, enquanto os amantes de música optam por incluir festivais de verão e concertos em seus itinerários. Além disso, os consultores Virtuoso também têm recebido solicitações para agendar jantares privados com pessoas influentes nos destinos visitados.

5.      Preservação: os clientes têm demonstrado maior interesse em experiências que envolvem animais, como visitas a santuários de proteção e atrações que ofereçam atividades de observação (como baleias ou rinocerontes em seu habitat natural) – desde que sejam sustentáveis e respeitem o bem-estar animal.

Nova York
Destino de Lua de Mel – Ilhas Maldivas

Em 2019, desvendar novos destinos aparece em primeiro lugar na categoria de “Motivações de Viagens” para os brasileiros, enquanto Egito assume o topo da categoria “Destinos Emergentes” e as viagens de comemoração lideram as “Tendências de Viagens”. Por fim, Portugal segue como uma forte tendência entre os brasileiros, assumindo o pódio nas categorias “Destinos Internacionais” e “Destinos para Viagens em Família”.

%d bloggers like this: