A Land Rover, marca britânica conhecida por ser referência mundial em veículos 4×4, completa neste ano um marco significativo em sua história: 70 anos desde o início da produção do seu primeiro modelo. Desde então, a marca já é também comercializada no Brasil. O veículo Series I, projetado na areia de uma praia do País de Gales, tornou-se o primeiro grande sucesso da marca e deu origem a uma linha de veículos de capacidade e desempenho superior, que evoluíram com o passar do tempo, mas que não perderam o DNA Land Rover de superar qualquer desafio. A seguir, sete fatos interessantes da história de sucesso Land Rover, que a tornaram uma das marcas automotivas mais admiradas do mundo.

1-    MODELO SERIES I

O primeiro e mais icônico Land Rover – o Series I –, construído em 1948, foi o primeiro carro de produção inteiramente em alumínio, em decorrência da falta do aço após a Segunda Guerra Mundial. A escolha inicial de cor foi ditada pelo excedente de tinta utilizada nos cockpits de aeronaves. Dessa forma, os primeiros veículos foram produzidos somente em vários tons de verde claro. Ainda em 1948, os primeiros exemplares chegaram ao Brasil, e, por causa da escassez de recursos após a guerra, os ingleses recebiam nossas laranjas como pagamento por seus veículos.

lrheritageseriesipreprodno1.jpg

2-    CAMEL TROPHY

Em 1980, a Land Rover iniciou apoio a uma disputa entre equipes de vários países que se enfrentavam em uma prova de resistência para veículos e pessoas. Era a oportunidade de testar os próprios limites e a chance de colocar mais uma aventura concluída em seu diário. Depois de enfrentar Indonésia, Austrália e desertos africanos durante a década de 1980, em 1989 uma caravana de Land Rover atravessou a floresta amazônica em uma das edições mais desafiadoras e lendárias de todos os tempos. Foi uma ótima competição para atestar de vez a qualidade ímpar dos veículos da Land Rover. Todos os seus modelos eram utilizados: o Defender de primeira geração, tanto com entre-eixos curto (Defender 90), como com entre-eixos alongado (110e 130), Freelander, Range Rover e Discovery participaram das edições do Camel Trophy ao longo dos anos.

lrheritagediscovery1camel.jpg

3-    FILMES

A Land Rover já participou de diversos filmes da franquia 007. Em 2012, o Defender 110 picape cabine dupla foi guiado pela agente Eve Moneypenny na sequência inicial de Operação Skyfall. Para Spectre, em 2015, um Range Rover Sport SVR foi especialmente customizado pela SVO para as filmagens. Alguns dos modelos usados nos filmes da franquia 007 estão em exposição na 007 ELEMENTS, instalação inaugurada em julho de 2018 na Áustria.

lrdefenderrangerover007elements.jpg

4-    CRUZ VERMELHA

A Land Rover tem uma parceria global de longa data com a Cruz Vermelha, que começou em 1954 com um veículo adaptado para servir como uma unidade de saúde. Desde 2013, o impacto da Cruz Vermelha com a Land Rover é importante: a parceria conseguiu atingir mais de 963 mil pessoas ao redor do mundo. No Brasil, a ajuda da Land Rover foi muito importante durante os deslizamentos de terra de Petrópolis e região em 2011 – um dos maiores desastres naturais da história do Brasil. A Land Rover ajudou a comunidade entregando doações de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade básica, uma vez que poucas pessoas conseguiam acessar os locais mais remotos da região.

Cruz Vermelha.jpg

5-    ITATIAIA

A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia/RJ não só foi a primeira da Jaguar Land Rover fora da matriz, como também marcou a primeira manufatura de uma montadora britânica na América Latina. O projeto também incluiu o primeiro Centro de Parceria de Negócios Educacionais no exterior, que fornece uma gama de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças locais a cada ano. Isso os ajuda a desenvolver habilidades, a conscientizar-se e os inspira a seguir carreiras promissoras na Jaguar Land Rover.

JLR_ITATIAIA_7.JPG

6-    RECORDE NOS TRILHOS

Para demonstrar a capacidade de reboque do Land Rover Discovery, ele foi desafiado a rebocar três vagões de trem, que totalizavam 108 toneladas (o equivalente a 60 Discovery Sports). Ele não só completou o desafio, como fez com absoluta tranquilidade, a 13 km/h e 1.400 rotações. Para conferir o vídeo clique aqui.

Discovery Sport_trilhos.jpg

7-   PORTÕES DA CHINA

O Range Rover Sport foi o primeiro SUV a subir até os Portões do Céu, na China, por meio de uma escadaria de 999 degraus com 45º de inclinação. O modelo hibrido, que combina o poder do motor Ingenium a gasolina, com a tecnologia de motores elétricos, desenvolve 404 cv e foi pilotado pelo vencedor de Le Mans e piloto da Panasonic Jaguar Racing, Ho-Pin Tung. Para conferir o vídeo clique aqui.

rrsport18mydragonchallenge.jpg

 

%d bloggers like this: