Depois de uma noite de festa com seus amigos, onde as bebidas alcoólicas reinavam, há muitas sensações que seu corpo experimenta, como boca seca, reviravoltas no estômago, estrondo na cabeça e pele opaca. E é que tomar em excesso é prejudicial ao seu corpo, incluindo a pele que também recebe seu próprio golpe particular. 

Após uma noite de bebidas, a pele fica pálida, olhos com bolsas, bochechas inchadas e uma falta geral de hidratação.

Alcohol-and-skin-how-drinking-affects-your-complexion

 

O álcool danifica e seca a pele? 

Especialistas explicam que, de uma maneira geral, o consumo excessivo de álcool leva à desidratação geral, incluindo a pele: Isso ocorre em parte porque o álcool é um diurético, o que significa que ele extrai líquidos do corpo. O consumo excessivo de álcool também dificulta a reidratação da pele. Além disso, o álcool causa inflamação em todo o corpo. O resultado final é uma aparência de pele opaca, linhas finas mais pronunciadas, bem como uma diminuição no volume facial.

Diferentes tipos de álcool afetam a pele de uma maneira diferente? 

Os especialistas ressaltam que não há pesquisas que atestem diferença nos efeitos da pele e no tipo de álcool, porém, em conjunto com outros ingredientes, como o açúcar, por exemplo, pode haver um efeito inflamatório e envelhecer a pele. 

Desta forma, o álcool puro ou a cerveja podem ser melhores porque não têm tanto efeito glicêmico. 

Álcool X acne 

Os especialistas ainda ressaltam que beber podem estressar o corpo de diversas formas, e, assim, pode ter efeitos nocivos para a pele. Além disso, qualquer estressor prolongado pode causar surtos e a combinação de álcool e açúcar pode desencadear alterações hormonais que certamente podem ter alguns efeitos indesejados na pele, como a acne.

Os efeitos do álcool na pele a longo prazo 

O consumo frequente e excessivo de álcool ainda pode dificultar a absorção de benefícios que venham dos tratamentos dermatológicos. Assim, com o tempo a pele poderá responder menos a tratamentos específicos, como peelings e alguns lasers.  

Alguns especialistas ainda apontam que quando as pessoas bebem elas têm uma tendência a comer alimentos ricos em carboidratos. Esta situação pode aumentar o inchaço ao redor dos olhos, a superficialidade da pele e a hidratação da pele, fazendo com que ela não pareça boa. 

Outros especialistas ressaltam que o consumo moderado de álcool é o ideal, e que o problema de verdade ocorre quando o consumo é regular e em grande quantidade. E que após a ingestão, hidratar-se regularmente nos dias anteriores é essencial. Também é necessário descansar e ter uma dieta equilibrada. 

%d bloggers like this: