O Audi RS6 Avant é daqueles carros que ensinam o motorista a não se deixar influenciar por estereótipos. Estamos falando de uma perua, é verdade. Mas, com desempenho de deixar muito Porsche para trás. Por R$699.990 mil reais, é um modelo que permite levar as crianças para a escola sem deixar a diversão de lado.

audi-rs6.jpg

Nossas impressões

Tanta diversão é garantida por nada menos que um motor 4.0 V8 biturbo de 560 cv e brutais 71,4 kgfm. Parte da fórmula do bom desempenho do RS6 está no regime de potência e torque, entregues entre 5.700 rpm a 6.600 rpm e 1.750 rpm e 5.500 rpm, respectivamente. Tais atributos são gerenciados por uma transmissão automática de oito velocidades, de trocas suaves. A tração é integral e o motorista percebe do que a perua é capaz assim que dá a partida pelo botão à direita do câmbio.O motor mostra que acordou com um ronco grave que invade a cabine. O rugido proveniente da dupla saída de escape traseira já te dá uma pequena amostra de que você está brincando com algo diferente de tudo o que você já provou. É irremediavelmente viciante.

audi-rs6-rear_1.jpgaudi-rs6-rear-end_0.jpg

mediagallery_images__8.jpg

mediagallery_images__10.jpg

O mais interessante é que, mesmo tendo esta récua de bestas do apocalipse abaixo do capô, é fácil você andar com o RS6 em uma grande cidade. No trânsito, o carro é seguro e, se acelerado da forma certa, não vai te assustar. Já nas saídas de farol… controle-se.

audi-rs6-engine-block.jpg

A posição de dirigir baixa e os bancos esportivos não nos deixam esquecer que estamos em um modelo da divisão esportiva da Audi.Para levar as crianças para a escola, conte com o modo de condução padrão. Mesmo nesta configuração mais mansa, os 1.950 kg da carroceria são sumariamente ignorados pelo conjunto mecânico. Depois que as crianças desembarcarem, selecione o modo esportivo (Dynamic) e o RS6 Avant será praticamente um novo carro. O ronco do motor muda e a cabine é invadida por muitos estouros durante as reduções de velocidade.O ajuste de suspensão possibilita que a perua esportiva entre em curvas fechadas sem fazer com que os passageiros se assustem. Os controles eletrônicos garantem segurança e sabem como domar a fera. A direção de assistência elétrica é bastante direta para transmitir segurança e os freios têm tanta disposição para segurar a perua como o motor para acelerá-la.

audi-rs6-rear-seats.jpg

 

 

Depois da aula, as crianças voltam confortáveis para casa. Os bancos são revestidos de couro Alcantara e atrás há espaço justo para as pernas de duas pessoas. No meio, nem mesmo se os amigos dos seus filhos forem pequenos alguém viaja ali – o túnel central é bastante elevado e faz com que aquele espaço do banco seja usado apenas para apoiar objetos. Ao menos há saídas de ar-condicionado para quem viaja longe do volante. Ao centro do painel, destaque para a extensa faixa de fibra de carbono. Há também uma tela retrátil de 8 polegadas e que pode ser controlada através de um botão rotativo de comando, além de outros quatro botões de atalho, que permitem acessar facilmente diversas funções diferentes. O sistema de multimídia é bastante completo e inclui TV Digital, leitor de DVD, disco rígido de 10 Gb, conexão Bluetooth. Este sistema de infotainment oferece ainda conexão via Apple CarPlay ou Android Auto, além de qualidade de execução de áudio Bang & Olufsen.

mediagallery_images__27.jpg

audi-rs6-auto-gearbox.jpg

mediagallery_images__13.jpg

Vale a compra?

Sim (para quem pode, claro). Além do ótimo pacote de equipamentos, o RS6 Avant é uma ótima opção para quem quer um carro com desempenho esportivo, mas sem abrir mão do conforto no trânsito de grandes cidades ou aproveitar uma viagem com a família no fim de semana. Além do mais, é das poucas peruas oferecidas no mercado brasileiro atualmente. Mais raras ainda são as que divertem tanto.

%d bloggers like this: