Após a estrondosa estréia de Tesla no Cybertruck na semana passada, os aficcionados por carros de todas gerações começaram especular sobre o que exatamente inspirou a criação poligonal de Elon Musk. Poucos, porém, poderiam prever sua gênese na vida real.

Em novembro, Musk twittou que o novo design do EV foi “influenciado em parte pelo seu espião favorito”, e em particular, ele disse, pelo Lotus Esprit de 1976, que fez uma participação memorável no filme. Mas o carro esportivo antigo tem uma história fora da tela que é tão improvável e cinematográfica quanto o clássico de James Bond.

Tudo começou em 1989, quando um casal de Long Island pagou US $ 100 por uma unidade de armazenamento não reclamada em oferta em um leilão às cegas, segundo a NBC. Nem o vendedor nem os novos proprietários tinham uma ideia do que havia dentro. No entanto, escondido sob alguns cobertores velhos estava um Lotus Esprit usado no filme de Bond de 1977.

lotus-esprit.jpg

No filme, o carro esportivo era apelidado de “Wet Nellie” porque ele se transforma de um esportivo de dois lugares em um submarino de projeção de mísseis capaz de levar helicópteros acima da superfície. Foi um dos apenas oito usados nas filmagens, mas o significado da rara descoberta foi inicialmente perdido no casal de Nova York. Eles nunca tinham visto um filme de Bond.

No início, “eles realmente não sabiam o que era”, disse à NBC News Doug Redenius, co-fundador da Fundação Ian Fleming, que autenticava o carro. “Eles não tinham idéia do valor da descoberta.”

Mas depois que os caminhoneiros que transportam o Esprit informaram os proprietários de seu status de estrela, o casal o restaurou cosmeticamente e, em seguida, listou o veículo na Sotheby’s. Em 2013, o carro foi vendido em leilão a um comprador secreto – mais tarde identificado como Musk – que supostamente se separou de US $ 997.000 pelo veículo.

cybertruck01.jpg

Em 2013, o fundador da Tesla disse a Jalopnik que ficou desapontado ao saber que o veículo “não pode realmente transformar”. Mas, mesmo assim, ele tinha outros planos em mente para o carro. “O que vou fazer é atualizá-lo com um trem de força elétrico Tesla e tentar transformá-lo de verdade”, disse Musk.

Musk pode não ter criado um carro subaquático com capacidade balística (uma pergunta difícil, com justiça), mas ele fez uma das picapes mais esperadas da história recente. Dadas as suas origens, estamos um pouco decepcionados por não ser chamado de Lotus Truck.

%d bloggers like this: