A cidade do Rio de Janeiro passa por um ótimo momento no setor de turismo, com um crescente movimento de renovação e aprimoramento no setor gastronômico e hoteleiro, com opções cada vez mais sofisticadas, a fim de cativar o grande número de turistas que visitam a cidade, muitos deles internacionais.

Debruçado no final da praia de Copacabana, a cinco minutos a pé do Arpoador e do início de Ipanema, está o Fairmont Rio de Janeiro. Em uma das localizações mais privilegiadas da cidade, é o primeiro hotel na América do Sul da label de luxo canadense Fairmont, parte do grupo hoteleiro francês Accor. Fomos um dos primeiros a conhecer o hotel e contamos em detalhes sobre a experiência de hospedagem nesta matéria exclusiva!

Fairmont Copacabana - Fachada - Cred_Rômulo Fialdini (2)-lifestyle.jpg

72405861_443882142893372_5176612637157531123_n.jpg

O Hotel

Com sua imponente estrutura na Avenida Atlântica, o Fairmont ocupa um prédio histórico na hotelaria de luxo carioca. Durante as décadas de 1980 e 1990 chamava-se Rio Palace e competia com o Copacabana Palace ao abrigar celebridades em visita ao Rio, que usavam uma discreta saída pelos fundos. Paul McCartney, por exemplo, foi um dos que se hospedou ali em 1990, quando se apresentou pela primeira vez no Brasil, no Maracanã. Mais recentemente, já parte do portfólio da Accor, o hotel funcionou como Sofitel Copacabana, até o encerramento de suas atividades 2017 e início do processo de refurbishment.

Foram dois anos de obras para que o projeto ganhasse vida. Sob a direção de Netto Moreira, do Sofitel Ipanema (que vai ganhar reforma deluxe também), o Fairmont tem o charme de evocar a atmosfera retrô do bairro de Copacabana, privilegiando materiais nacionais e criações de designers brasileiros, presentes em todos os ambientes. O décor é assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, que inspirou-se no glamour dos anos 50 e nas cores e curvas da cidade, presentes no mobiliário criado por consagrados designers cariocas, como Sergio Rodrigues e Zanini de Zanine. No total, são 375 quartos com varandas – sendo 68 suítes -, duas piscinas, Spa, Fitness Center e Centro de Convenções e Eventos Sociais com 13 salas de reuniões distribuídas em 1.500 metros quadrados.

Fairmont Copacabana -  Lobby - Cred_Rômulo Fialdini (40)-lifestyle.jpg

Fairmont Copacabana - Gold Lounge - Cred_Rômulo Fialdini (24)-lifestyle.jpg

Experiência 5 estrelas

A experiência de hospedagem inicia-se no momento em que de chegada na portaria do hotel. Os solicitos bellboys tomam conta da bagagem e direcionam os hóspedes ao balcão do concierge. Neste momento, um funcionário da área de Guest Relations se apresenta ao hóspede e cuida de todo o processo de check-in, que é realizado no sexto andar.  Uma elegante concept store instalada no hall de entrada tem curadoria da H.Stern e oferece aos hóspedes uma rica opção de artigos de decoração e design brasileiro.

Mas o que é este sexto andar? O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana está a 21 metros do nível do mar. Além do lobby térreo com toda a sua infraestrutura, com direito a elegante concept store da H.Stern e um charmoso café, o sexto andar é o grande destaque do hotel. Além de área privativa de check-in, é no sexto andar que estão as duas piscinas do hotel (as duas de borda infinita: uma está de frente para a icônica Praia de Copacabana. A outra fica no fundo do hotel, mas é onde o sol da tarde chega para esquentar), o Bar Spirit Copa, o restaurante Marine, que serve café da manhã, almoço e jantar, um grande espaço em comum para hóspedes e o melhor local para fotos e selfies.

Fairmont Copacabana - Concierge Desk - Cred_Rômulo Fialdini (22)-lifestyle.jpg

Fairmont Copacabana - Marine Restô - Cred_Rômulo Fialdini (50)-lifestyle.jpg

Quartos e suítes

Os 375 quartos e suítes oferecem esse mesmo glamour carioca, com piso de madeira, luminárias com linhas interessantes e elementos que remetem à cidade. Divididos em 5 categorias, as metragens variam de 35 m2 do modelo standard até a suíte presidencial de 189 m2, com 2 quartos e uma ampla área de estar. Esta súite, inclusive, promete ser o melhor lugar para reunir os amigos e apreciar queima de fogos que acontece no Reveillon na praia de Copacabana e até já recebeu o cantor Drake e sua entourage em sua passagem pelo Rock in Rio.

Fairmont Copacabana - Cred_Rômulo Fialdini (18)-lifestyle

Todos apartamentos que contam com todas as amenites que se espera de um 5 estrelas foram pensados para inspirar visitantes a conhecerem o melhor do Brasil e a viverem o Rio de maneira única. Algumas peças foram desenvolvidas com exclusividade para o projeto, como as camas e cabeceiras estofadas assinadas por Anastassiadis e produzidas pela Artefacto, e o sofá com pés de madeira maciça e acabamento em Jequitibá. A Trousseau foi a responsável em fornecer todo o enxoval de cama e banho e os amenities ficaram por conta da francesa L’Occitane.

Fairmont Copacabana - Quartos - Categoria One Bedroom - Cred_Tadeu Brunelli (2)-lifestyle.jpg

Fairmont Copacabana - Quartos - Categoria One Bedroom - Cred_Tadeu Brunelli (3)-lifestyle.jpg

fairmont-rio-de-janeiro.jpg

Fairmont Copacabana - Quartos - Categoria One Bedroom - Cred_Tadeu Brunelli (4)-lifestyle.jpg

Piscina com vista de cartão-postal

A área de lazer inclui duas piscinas servidas por um bar e um restaurante, sendo dividida por um lounge com piso de madeira. A piscina principal com borda infinita é o coração do hotel, ela que fica na parte frontal da propriedade, e conta com uma íncrivel vista para o mar, orla de Copa e ao Morro do Pão de Açúcar. Durante o dia, quem fica por lá pode curtir o sol com uma suave música lounge, toalhas especiais e um cardápio com comidinhas, saladas, sanduiches, sobremesas, drinks, vinhos e água de coco na fruta. Os funcionários do hotel também passam servindo água saborizada como cortesia e toalhas geladas para refrescar. Já piscina da parte de trás, é perfeita para aproveitar o sol da tarde, em um ambiente mais intimista.

Fairmont Copacabana - Piscina 1 - Cred_Rômulo Fialdini (17)-lifestyle

Fairmont Copacabana - Piscina 2 - Cred_Rômulo Fialdini (6)-lifestyle.jpg

Novidade por terras brasileiras também é o spa do hotel, o Willow Stream, uma novíssima instalação com diversas salas de massagem e uma área de relaxamento onde o cliente toma um chá, come frutas ou doces após o tratamento. O Spa também conta com uma sala dupla para casais e as terapias são baseadas nos cinco elementos: terra, ar, água, fogo e madeira. O fitness center conta com modernos equipamentos da marca Technogym.

Fairmont Copacabana - Willow Stream Spa - Cred_Rômulo Fialdini (60)-lifestyle.jpgFairmont Copacabana - Willow Stream Spa - Cred_Rômulo Fialdini (39)-lifestyle.jpg

Serviço:

Fairmont Rio de Janeiro

Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2525-1232

Site: www.fairmont.com/copacabana-rio/

%d bloggers like this: