O Rio de Janeiro continua lindo – e atraindo milhares de turistas o ano inteiro. É um lugar de praias maravilhosas, dunas para desbravar, atrações culturais e boa gastronomia. Sim, nem só de biscoito Globo consiste a alimentação da Cidade Maravilhosa! Há muitos restaurantes para se conhecer em terras cariocas, afinal a cena gastronômica da cidade evoluiu muito nos últimos anos e conta com entrepostos de chefs super renomados.

Listamos alguns dos estabelecimentos mais tradicionais que tem um quê de especial e merecem uma visitinha. Confira as descrições, observações e escolha uma sugestão de acordo com o seu estilo.

Mr. Lam

Com todos os seus possíveis defeitos, um adjetivo no entanto não podemos tirar de Eike Batista, o de sonhador. Localizado em uma mansão em um ponto privilegiado do bairro da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Mr. Lam nasceu de seu sonho de levar para o Rio um restaurante que oferecesse muito mais do que uma refeição, e sim uma autêntica experiência gastronômica! Na casa, a gastronomia chinesa é executada conforme a tradição de Beijing, sob a exímia técnica do chef importado do premiado restaurante Mr. Chow, de Nova York. 

No salão, garçons dão uma verdadeira aula sobre os pratos tradicionais da culinária do país. Não deixe de pedir o satay de frango e o pato laqueado, certamente os carros-chefe da casa. O ambiente é imponente e sofisticado, com uma decór que faz alusão à China de forma sóbria e convidativa.

eike222

Mr. Lam_foto Rodrigo Azevedo_20190708_044_media (1)

 

 

MR. LAM

Rua Maria Angélica 21

Lagoa – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2286-6661

Térèze

Localizado no coração do boêmio bairro Santa Teresa, dentro do Hotel Santa Teresa Rio MGallery, o restaurante possui uma decoração clássica, elegante e charmosa, com gigantes janelas que emolduram a vista para a cidade maravilhosa. Classificamos sua atmosfera como um “tropical chic”, resultado do uso de diferentes materiais de demolição, que recebe muito bem a proposta gastronômica do restaurante.

A cozinha, agora comandada pelo chef Pedro Franco, aposta nas brasilidades com pratos bonitos, combinações refinadas e interessantes. Entre os destaques, selecionamos o polvo com creme de castanha e um cracker de arroz negro com a tinta de lula e as deliciosas sobremesas como o cremoso de cacau com creme de cupuaçu e aerado de avelã.

14917075_206686029741548_6373767877139478557_o

santa-teresa-hotel-rj-mgallery_156362664745

TÉRÈZE

Rua Felício dos Santos, 15

Santa Teresa – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3380-0259

MEE

Instalado dentro do Belmond Copacabana Palace, o hotel mais famoso do Brasil, o Mee, figura presente nos últimos guias Michelin do Rio de Janeiro é uma das maiores apostas de sucesso na cena gastronômica carioca. Especializado em cozinha pan-asiática, a propriedade conta com uma decoração soberba, com madeira, cadeiras e sofás com estofados cremes, quadros de motivos japoneses e um amplo bar. O carro-chefe da casa é menu degustação assinado pelo chef executivo Itamar Araújo e que passa por influências de Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coreia, Vietnã, China e Japão.

Caso prefira a gastronomia japoensa, sente-se no sushi bar e aprecie o mestre Marcelo Shinohara preparando de forma artística sushis de salmão, buri, atum, olho de boi, beijupirá, vieiras e ostras, entre outros. Destaque para os recipientes usados, que deixa a apresentação belíssima. Para acompanhar há desde drinques exóticos, como o Wasabi Sauer, com vodka de pera, limão siciliano, pimenta, clara de ovos, Wasabi e um fermentado japonês de batata doce.

RIO-mee-cuisine-gastronomique-et-asiatique-1_1-1024x10241-lugar-mee-tomc3a1s-rangel

MEE

Av. Atlântica, 1702

Copacabana – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2548-7070

Puro

Em um ambiente aconchegante e informal, o Puro é um restaurante de comida brasileira com toque contemporâneo instalado em uma linda casa, onde as mesas ficam distribuídas no primeiro e no terceiro andares, enquanto que no segundo fica a linda cozinha – visível a todos, no bairro do Jardim Botânico, bem próximo a sede da TV Globo, fazendo que figuras conhecidas sejam frequentemente vistas por lá durante seu power-lunch de negócios.

Comandado pelo chef Pedro Siqueira, que já passou pelo Taillevent (três estrelas Michellin), em Paris, Dom, de Alex Atala (em SP), e Fasano Al Mare, em pouco tempo o restaurante conquistou elogios dos mais renomados críticos, sendo eleito até o melhor do Rio, segundo a Vejinha. As opções sugeridas, que tomam como ponto de partida a temporalidade das matérias-primas e sua proximidade, surgem em pratos como o Bolinho de arroz carreteiro, o Polvo crocante ou a Pancetta na brasa com purê de castanhas.

puro-restaurante-e1533850103628Puro_Atum selado, guacamole, saladinha de milho tostado e tomate_credito Barbara Lopes (2) (1)

 

 

PURO

Rua Visconde de Carandaí, 43

Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 32845377

 

Formidable Bistrot

Localizado no Leblon, o autêntico bistrô mescla receitas clássicas parisienses com toques brasileiros do chef carioca Pedro do Artagão, nomeado chef do ano em 2014 pela Veja Rio. O menu é dividido em quatro partes: pour partager – para compartilhar; las entrées – entradas; le plats – pratos principais, e les desserts – sobremesas, cujos pratos são descritos em francês num quadro negro, que ocupa a parede inteira.

O cardápio do Formidable é recheado de clássicos da gastronomia francesa, como: soupe oignon, boeuf bourguignon, poulet estragon e tantos outros, mas nosso destaque se dá para a o steak tartare maison (executado a perfeição) e o Confit de pato e cassoulet . Para fechar, a pedida é o Mousse au pote (peça o de pistache e seja feliz!). Mais parisiense com bossa carioca impossível.

formidable-09_-1024x10241-lugar-formidable-tomc3a1s-rangel (1)

FORMIDABLE BISTROT

R. João Líra, 148 

Leblon, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2239-7632

 

Sushi Leblon

Primeiro restaurante japonês da zona sul carioca, e terceiro da cidade, o Sushi Leblon segue tradiocionalmente como uma das casas mais prestigiadas (e badaladas) da cidade. Depois de mais de três décadas de sucesso, a casa ganha versão repaginada, desenvolvida por uma equipe que vai de Jun Sakamoto a Lenny Niemeyer, onde a experiência foi completamente revisitada, desde decór, até o menu, que mistura modismos e clássicos, em uma receita que já provou-se de muito sucesso, afinal é raro não encontrar espera na casa.

Hotspot de celebridades e figurões da cena social do Rio, que amam a varanda com vista para o coraçao do Leblon (um lugar para ver e ser visto). Apesar de toda pompa, a grande estrela do local é sua gastronomia. São inúmeras possibilidades, além dos tradicionais sushis e sashimis, mas entre os queiridinhos da casa destacamos o tartar de atum gordo com caviar negro e gema de ovo caipira e o salmão crunch, com flocos de arroz.

5324d47341b310a33b51c6ffc31f0954

sushi-leblon_160513_038-copy1

SUSHI LEBLON

Rua Dias Ferreira, 256

Leblon – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2512-7830

 

Da Brambini

Intimista, porém descontraído, o Da Brambini segue desde 1991 em seu endereço na orla do Leme como uma das casas italianas mais tradicionais da cidade. No interior que recentemente foi ampliado, um clima aconchegante de trattoria moderna é influencidado por uma decoração clássica do país. Chama atenção um painel de azulejos pintado a mão com ilustração de limões sicilianos.

O menu, é principalmente composto por clássicos locais. O couvert foge do tradicional, incluindo atum com favas, fritada, berinjela e pimentões em conserva, azeitonas, patê de funghi, dentre outras coisas. Excelente pedida é o gnocchi sorrentina, que vem com mussarela de bufala derretida num molho de tomate fresco. Outro destaque é o suculento espaguete com lagostins e frutos do mar. Simplesmente sensacional.

Da-Brambini_ambiente_crédito-Tomás-Rangel-13-scaledrest_da-brambini_spaguetti-com-lagostin_crc3a9ditp-tomc3a1s-rangel-4

DA BRAMBINI

Avenida Atlântica, 514 B

Leme – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2275-4346

 

Janeiro

O restaurante do hotel Janeiro está instalado no primeiro andar da propriedade homenageia a gastronomia local, permitindo a degustação de pratos frescos e preparados na brasa. O ambiente é muito convidativo, com uma janela panorâmica com vista para a orla e a praia do Leblon.

Com uma leve influência contemporânea, a casa flerta com diferentes tipos de pratos, porém se destaca nos frutos do mar. Peça o polvo grelhado, pois te garantimos que será um dos melhores que já comeu. De sobremesa, clássicas brasilidades como como geléia de goiaba com queijo minas ou um autêntico pudim com leite são melhores pedidas. 

Janeiro-Restaurante-vista-mar-280260493_RSrestaurante-Janeiro

JANEIRO

Avenida Delfim Moreira, 696

Leblon – Rio de Janeiro.

Telefone: (21) 2172-1001

 

 

 

%d bloggers like this: