Os SUVs ainda são objeto de desejo dos consumidores brasileiros, segundo ínumeras pesquisas de marketing, e é claro, a percepção popular. Um dos maiores sucessos no mercado é sem dúvida o Honda HR-V. O versátil SUV da marca japonesa é campeão de vendas desde o seu lançamento e agora chega renovado em sua linha 2020, tendo o novo motor turbo 1.5l como seu maior destaque. Segundo a Honda, a ideia com o HR-V Touring é mirar nos clientes de SUVs médios intermediários, oferecendo um pacote de equipamentos completo, um motor muito eficiente e todo esse conjunto embalado por uma carroceria menor, mais prática para o uso urbano e preservado um bom espaço interno. Confira nossa avaliação abaixo:

Design

O visual marcante do HR-V, recentemente renovado na linha 2020, ficou ainda mais refinado no modelo Touring. A dianteira ganha uma nova personalidade, com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED – com alta eficiência luminosa em diferentes condições de rodagem –, bem como uma nova grade frontal, com acabamento em BlackPiano. Um das grandes do destaques do novo modelo é o inédito teto-solar panorâmico, oprimeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil, que aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, bem como agrega um estilo único ao HR-V, combinado a nova antena em formato barbatana de tubarão, ambos itens exclusivos da versão Touring.

honda-hr-v-2020.jpg

honda-hr-v-2020 (5).jpg

honda-hr-v-2020 (1).jpg

Interior

É fato que a plataforma do HR-V é mesmo muito especial e confere ao SUV compacto da Honda uma cabine singular em termos de espaço e versatilidade e uso inteligente do espaço, com o reforço de seu prático sistema de rebatimento do banco traseiro, além de ser reconhecida pela qualidade dos materiais e pela sofisticação. Nesta versão ainda ganha um toque adicional de estilo. De acordo com a cor externa, a opção de acabamento pode ser cinza claro ou preto nos bancos de couro, laterais de porta, console central e painel. As meticulosamente desenhadas costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas da versão top de linha, e dão ao SUV ar de requinte e qualidade.

honda-hr-v-2020 (2).jpg

honda-hr-v-2020 (7).jpg

honda-hr-v-2020 (8).jpg

Tecnologia

Equipado com a tecnologia Smart Entry, o HR-V Touring permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo. Equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de marcha a ré – com três modos de visualização – e o exclusivo sistema Honda LaneWatch, o HR-V Touring permite visibilidade total em manobras e durante a condução.

O sistema Honda LaneWatch é composto de uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao se acionar a seta, ou mesmo ao pressionar um botão na alavanca. Com isso, o condutor passa a ter muito mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras. O HR-V Touring traz ainda equipamentos exclusivos, como sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático.

honda-hr-v-2020 (3).jpg

honda-hr-v-2020 (4).jpg

Performance

A grande novidade é o motor 1.5l, com turbo, injeção direta de gasolina e intercooler, montado totalmente no Japão. São 173 cavalos a 5.500 rpm, com torque de 22,4 kg. Tudo gerenciado por um câmbio CVT, que já emulava marchas, mas agora tem uma espécie de “kickdown” para ampliar a faixa de giros rapidamente, quanto o motorista sabe que precisa de mais força — retomadas, acelerações, ultrapassagens. Na dirigibilidade, o Honda HR-V Touring vem com calibragem mais firme de molas e amortecedores, assim como melhor isolamento acústico.

Mais “no chão”, o Honda HR-V Touring, nesse aspecto, se mostra mais ágil que, por exemplo, o Volkswagen T-Cross Highline, pois, sua suspensão é mais firme e o handling mais acertado para a performance do carro. O crossover tem direção com resposta direta do controle de estabilidade, ajudando muito em curvas fechadas e mudanças rápidas de direção. Ainda assim, o utilitário esportivo passa bem por pisos imperfeitos e ondulações exageradas. Os freios também atendem muito bem no crossover turbinado.

honda-hr-v-2020 (6).jpg

Segundo os executivos, o HR-V Touring Turbo não seria um SUV pequeno de primeira compra, mas sim um modelo de salto de patamar. Mas sem que o cliente saia da Honda para outra marca. De fato o HR-V Touring traz evolução exponencial para aquele HR-V que estreou em 2015 e destronou o Ford EcoSport. É um carro que agora se destaca completamente pelo seu nível de acabamento e ótima gama de recursos.

FICHA TÉCNICA

Honda HR-V Touring 2020

Motor: 1.5 16V, DOHC, VVT-I, turbo, gasolina, injeção direta e intercooler

Potência: 173 cavalos a 5.500 rpm

Torque: 22,4 kgfm, de 1.700 a 5.500 rpm

Dimensões: 4,329 m (comprimento), 2,61 m (entre-eixos), 1,60 m (altura)

Tanque: 51 litros Peso: 1.300 kg

Porta-malas: 393 litros

Preço: R$ 139.900

Seguro: R$ 5.600

Cinco estrelas de Latin NCAP

%d bloggers like this: