Um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro não fica à beira mar e, por isso mesmo, resguarda uma tranquilidade que os calçadões movimentados não oferecem. Ao subir os degraus da Escadaria Selaron e as ladeiras de pedras para Santa Teresa, o lado turístico da capital ainda se mantém nos bares, restaurantes e ateliês de arte, instalados em casas antigas do bairro. Mas, é em meio a essa bucólica atmosfera boemia, histórica e artística, que alguns dos melhores hotéis da cidade oferecem experiências exclusivas, perfeitas para os viajantes em busca de uma estada que saia do padrão das grandes redes hoteleiras da Avenida Atlântica.

Não é coincidência que muitos famosos com a vibe ‘low profile’ escolhem o hotel da repara se hospedar quando estiveram no Rio. O ar tropical chic conquistou Amy Winehouse, Alicia Keys, Alanis Morisette, James Blunt, Robert Plant, entre outros que viram nessa opção uma maneira de ficarem inclusive com mais privacidade. Mas, mesmo para os hóspedes comuns essa pode ser uma ótima vantagem ao se hospedar no Hotel Santa Teresa. Apesar de não estar na orla o hotel é bem localizado e de rápido acesso aos principais pontos turísticos da cidade, e o fato de não estar no agito de Copacabana ou Ipanema faz da experiência muito mais aconchegante e especial.

Santa-Teresa-Hall-768x512.jpg

Santa-Teresal-gallery-Pool-1-1200x690.jpg

O boêmio bairro de Santa Tereza

Santa Teresa é um bairro muito peculiar, primeiro porque fica no alto, ao mesmo tempo longe e próximo de tudo. Tem uma arborização única e transmite a sensação de estarmos no interior. Tudo é tranquilo, não há congestionamento e pode se caminhar, tem o famoso bonde, diversos restaurantes, ateliêrs e um astral muito romântico.

O bairro foi o primeiro da cidade a fazer parte de uma expansão além do centro no século XVIII. Foi povoado pela classe alta que construiu mansões baseadas na arquitetura francesa. E foram justamente empresários da França que resolveram adquirir, mais de 300 anos depois, o antigo Hotel dos Descasados (assim conhecido depois de tanto receber hóspedes e moradores recém-separados) para transformar o meio de hospedagem em um dos hotéis-boutique mais charmosos do Rio de Janeiro.

bondinho-santa-teresa-capa-do-tour-1024x768.jpg

240822879_0.jpg

Charme colonial alinhado a decór modernista.

Além de vistas privilegiadas para o centro histórico e para a Baía de Guanabara, todos os 44 apartamentos contam com uma decoração luxuosa e contemporânea, que preza por utilizar materiais madeira de reflorestamento de jacarandá, Ipê e fibras naturais. Por traz dos projetos estão designers como Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty e outros grandes nomes, cujos obras também se extendem as áreas sociais da propriedade como o restaurante Térèze, no Bar dos Descasados (que funciona sob os arcos da antiga senzala que há séculos existia no casarão. Num clima jovem e descontraído, onde os tons vermelhos predominam, é possível provar os drinques criados pela bar chef Caroline Ramos), no lounge da piscina, no Le SPA (que oferece menu de massagens relaxantes, banhos aromáticos e outros tratamentos corporais e faciais), enfim nos 4 mil m² cercados por jardins, pátios tropicais com árvores frutíferas e palmeiras.

121932824_0.jpg

121932626_0.jpg

121932568_0.jpg

121932539_0.jpg

240822880_0.jpg

O restaurante Térèze

O Térèze conquistou com prestígio o paladar de seus visitantes por produzir receitas contemporâneas com ingredientes brasileiros, preparadas pelo premiado Chef Esteban Mateu. E a excelência em apresentar pratos surpreendentes, além da vista de tirar o fôlego para a Baía de Guanabara, fizeram com que o restaurante esteja, pelo segundo ano consecutivo, do Guia Michelin 2019 – Rio de Janeiro.

121932880_0.jpgMateu já trabalhou em diversas cozinhas no Chile, no México e em São Paulo antes de chegar ao Térèze, e no comando da gastronomia do hotel, propõe uma culinária contemporânea, criativa, saborosa, simples e fresca. Em seu menu, que foi re-editado neste último mês de outubro, o Chef utiliza as PANC (plantas alimentícias não convencionais) da nossa floresta e prioriza os produtores locais, incorporando no prato elementos e ingredientes da culinária brasileira e latino-americana em uma pegada fam-to-table deliciosa.

P1110413.jpg

P1110492.jpg

O hotel faz parte da MGallery Collection, uma coleção intimista de 101 hotéis boutique ao redor do mundo. Hotéis luxuosos, charmosos e genuínos que tem suas próprias histórias, como diriam os franceses seu ‘je ne sais quoi’ (algo a mais) na arte de receber.

Serviço
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Rio de Janeiro
Telefone: (+55 21) 3380-0200
E-mail: hotelsantateresa@accor.com
www.santateresahotelrio.com

%d bloggers like this: