Com o público do Renegade ávido por mais espaço interno, a Jeep lançou o Compass, um SUV médio que conquistou os brasileiros e se tornou o mais vendido em 2017 e 2018. Ele oferece um conjunto interessante para quem quer conforto aliado a desempenho. Confira nossa avaliação completa!

Design

O design do Compass é robusto marcante. O SUV tem seus traços bem definidos, com um aspecto agressivo que é complementado pelos faróis e lanternas com assinatura em LED, que trazem um ar sofisticado ao modelo. As maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo dão acabamento e tornam o visual ainda melhor. A versão Trailhawk é complementada pelos pneus de uso misto montados em rodas aro 17", além dos para-choques com desenho diferente, que traz ganchos para amarração de reboque bem evidentes (em vermelho). A suspensão também muda, sendo 2 cm mais alta. Não chega a ser um Wrangler, mas leva o selo "Trail Rated" da Jeep, que significa estar apto a enfrentar a rochosa trilha Rubicon nos EUA - daí o modo rock no sistema de tração.

Internamente a composição é harmoniosa. Os bancos revestidos em couro, oferecem estética e conforto aos passageiros, proporcionam tanta comodidade que o passageiro se sente abraçado. As peças são precisamente encaixadas, o painel tem um bom acabamento que casa muito bem com a paleta de cores neutras.

Conforto e Espaço

O carro acomoda confortavelmente 5 ocupantes, tanto que o assento central também conta com encosto de cabeça. Para dar ainda mais conforto aos passageiros o Compass conta com porta-objetos de sobra e o ar-condicionado automático dual zone. O porta-malas tem 410 litros, o suficiente para atender uma família, mas existem veículos da mesma categoria com capacidades maiores. O modelo também traz de série sistema multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas, com destaque para a conectividade com smartphones (pelo Apple Carplay e Android Auto), comandos por voz e telefonia. Não há navegação nativa, mas é possível usar aplicativos como o Waze. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, duas entradas USB e uma auxiliar. O sistema de áudio conta com seis alto-falantes, mas a unidade testada trazia como opcional um conjunto da Beats com 506W de potência.

Performance

Motor, câmbio e sistema de tração 4x4 são conhecidos do Renegade e da Toro. Ou seja, o 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio ZF automático de nove marchas com a primeira reduzida - em uso normal ele parte em segunda. A tração integral tem distribuição automática de torque entre os eixos, com cinco modos de uso: auto (de acordo com a necessidade), snow (pisos escorregadios), mud (lama), sand (areia) e rock (pedra), este exclusivo da versão Trailhawk. Há também o controle eletrônico de descidas e o modo 4x4 Low, no qual o Compass aciona sua primeira marcha mais curta.

A suspensão se adapta ao terreno, o que reduz a sensação de atrito em vias irregulares. Ao pisar no acelerador a entrega é imediata, a frenagem passa segurança, pois apresenta respostas rápidas.

2020 Jeep® Compass Trailhawk

Tecnologia

O SUV é equipado com itens que tornam a experiência de condução cômoda e agradável, que vão desde banco do motorista com regulagem de altura, ajuste do volante em altura e profundidade até direção elétrica, piloto automático e sistema Start/Stop. Para facilitar na hora de estacionar o modelo vem com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e freio de estacionamento eletrônico. A versão Trailhawk ainda conta com piloto automático adaptativo (que freia sozinho ao se aproximar do carro da frente), auxílio de estacionamento (park-assist) e os alertas de ponto cego (que acendem uma luzinha no retrovisor externo correspondente).

Ficha técnica

Jeep Compass Trailhawk 2.0 Diesel 4x4
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 2.0
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas
Velocidade máxima: 194 km/h
0 a 100 km/h: 10s
Dimensões: 4,41 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,65 m de altura
Porta-malas: 390 litros
Peso: 1.736 kg

%d bloggers like this: