Em um mercado em constante movimento, a Porsche quebrou estigmas e lançou em 2009 o primeiro Panamera, que nasceu com a missão de se tornar a versão de quatro portas do lendário Porsche 911, o esportivo flagship da marca alemã desde 1963. A boa performance e a excepcional dinâmica logo alçaram o gigante ao sucesso. Quase 10 anos depois, o Panamera chega com nova missão: encarar os também grandalhões Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7 e ao mesmo tempo, oferecer uma experiênca esportiva ao seus 4 ocupantes. Nós avaliamos a última geração do sedan na versão Turbo, e nossas impressões você confere abaixo:

Porsche-Panamera-2017-Brasil (13).jpg

Porsche-Panamera-2017-Brasil (4) (1).jpg

Design

Se mesmo na segunda geração o Panamera ainda não convenceu você, acredite, o novo tipo de carroceria caiu como um uma luva para o modelo. Olhando de muitos ângulos, não há muita diferença entre um sedã ou uma perua. Mas a traseira ganhou um desenho robusto e natural, combinando perfeitamente com as lanternas que se unem em uma peça única. O recurso ajuda a acentuar as curvas do modelo e equilibra perfeitamente suas proporções. Ali atrás, aliás, a transição do teto é marcada pelo spoiler ativo, elemento aerodinâmico capaz de aplicar uma força de até 50 kg para ajudar a grudar o carro ao chão em altas velocidades.

porsche-panamera-2017 (6).jpg

Performance

O maior trunfo do Panemera, é sem dúvida seu motor V8 biturbo capaz de despejar sobre as quatro rodas 550 cv e 78,5 kgfm. Toda essa força bruta, gerenciada pelo excelente câmbio de dupla embreagem e oito marchas PDK (Porsche Doppelkupplung). Se a ideia é extrair o máximo de desempenho, há o controle de largada, enquanto o seletor giratório no volante traz os modos de condução (Normal, Sport, Sport Plus e Individual), que alteram alguns parâmetros, como caixa de direção, motor, câmbio, suspensão pneumática e controle de estabilidade. E não é só isso. O botão Sport Response (presente também no 911), quando acionado, deixa por 20 segundos as respostas do Panamera Turbo mais imediatas e diretas e empurando o Panamera até a sua velocidade máxima de 306 km/h.

porsche-panamera-2017 (8).jpg

Conforto

Na estrada, viajar de Panamera é sempre um prazer. Apesar das rodonas com pneus de perfil baixo e da suspensão firme, ele roda suave e silencioso. Andando tranquilamente, dá até para conseguir um consumo ao redor dos 10 km/l, o que não é nada mau para um Porsche deste peso e tamanho. Mesmo corpulento, o Panamera é justo no espaço interno: somente quatro felizardos podem desfrutar de sua cabine, que com um ar de jatinho particular no acabamento e chama a atenção por oferecer, na traseira, praticamente o mesmo tratamento dispensado a quem vai na frente: bancos tipo concha individuais e um console central cheio de comandos – na verdade, todos dedicados ao sistema de climatização independente. Outro ponto interesante, é o versátil porta-malas de 500 litros, com umagenerosa abertura de acionamento elétrico.

porsche-panamera-2017 (4).jpg

porsche-panamera-2017 (1).jpg

Interior

O interior típico da Porsche foi reinterpretado de uma forma nova no Panamera. Áreas com painéis pretos e telas interativas combinam a visual claro e a interface intuitiva dos smartphones e tablets com o controle prático de um automóvel. Os clássicos botões físicos e os convencionais instrumentos foram reduzidos significativamente. Em sua vez, dominam os painéis touch e as telas configuráveis individualmente do novo Porsche Advanced Cockpit. Com grandes vantagens para o condutor, o passageiro dianteiro e os ocupantes dos lugares traseiros: apesar de uma oferta substancialmente ampliada dos sistemas de comunicação, conforto e assistência, a utilização e operação das diferentes funções tornou-se mais lógica e intuitiva. O Porsche Advanced Cockpit transfere os elementos com provas dadas do mundo analógico para o presente digital da mobilidade.

5_ms405_panamera4-630x420.jpg

5_ms405_panamera5-630x420.jpg

Tecnologia

O novo Panamera está equipado com um grande número de sistemas de assistência de série ou opcionais, que tornam a vida a bordo mais confortável e segura. Dos novos sistemas mais importantes faz parte um assistente de visão noturna. Este recorre a uma câmara termográfica, que detecta pessoas e animais de maior porte e os apresenta, como advertência, assinalados a cores no cockpit. Se o veículo estiver equipado com faróis principais Matrix LED com 84 pontos de imagem, as pessoas também são brevemente iluminadas bem à frente do campo de visão, caso se encontrem no corredor de condução calculado, para que o condutor possa reagir antecipadamente.

Porsche-Panamera-2017-Brasil (2).jpg

Porsche-Panamera-2017-Brasil (14).jpg

O lançamento da segunda geração motivou também o apuramento do caráter do Porsche Panamera. Quatro pessoas viajam de forma descontraída; além do mais, os lugares traseiros oferecem espaço suficiente para uma utilização como sedã com motorista. Ao mesmo tempo, o Panamera é versátil e mais prático no dia a dia, sem perder a esportividade o prazer de dirigir que um autêntico Porsche oferece. É aquele carro que você dispensa o motorista, assume o comando, e dirige para a estrada. Sem medo de ser feliz!

%d bloggers like this: