A vida acelerada de hoje exige que você seja enérgico e entusiasmado o tempo todo. No entanto, a monotonia leva ao tédio e, eventualmente, a uma perda de produtividade. Assim, todo mundo precisa fazer uma pausa para liberar todo o cansaço e estresse. Um feriado, que permite relaxar, recarregar e rejuvenescer, pode fazer maravilhas na redução do estresse e na quebra da monotonia. Isso levou a um grande aumento no número de pessoas que procuram pausas para sua saúde física e mental.

Embora um feriado possa oferecer essa pausa tão necessária, também pode ser cansativo. Muitas vezes precisamos de outras férias para superar o cansaço causado por umas férias. Isso tem visto uma demanda crescente por viagens e turismo de bem-estar, na Índia e em todo o mundo. Todos nós precisamos de um aprimoramento de nossas rotinas de rotina e de bem-estar para permitir que você alcance o bem-estar físico e mental ao mesmo tempo. Não é só isso, esta é a área que mais cresce no turismo e espera-se expandir ainda mais.

As pessoas tendem a pensar que as férias no bem-estar envolvem exercícios forçados, dietas rigorosas e sem graça ou atividades que podem não lhes interessar. No entanto, as coisas percorreram um longo caminho desde então. Existem muitos retiros de bem-estar oferecidos por retiros ayurvédicos ou resorts de cinco estrelas que permitem aos hóspedes escolher o que desejam. Há uma ampla variedade de opções para férias de bem-estar – de rejuvenescimento a relaxamento e desintoxicação, cada uma adequada a sua preferência individual.

As estatísticas dizem que os viajantes fazem 586 milhões de viagens de bem-estar todos os anos. De fato, o nicho de turismo de bem-Estar abrange 15% das viagens globais. Essa é a segunda maior depois do turismo cultural! Também é lucrativo, pois os viajantes de bem-estar gastam 130% a mais do que o viajante médio. Foi identificado que os aspectos de bem-estar mais procurados são massagens tradicionais de cura, culinária saudável, aulas de ioga ou fitness, meditação ou pranayama e muito mais.

Yoga 4.JPG

WELLNESS-RETREATS-IN-INDIA.jpg

A Índia tem uma vantagem como destino de Turismo de Bem-Estar devido aos seguintes fatores:

Yoga: Yoga é uma prática que nasceu há mais de 2.500 anos na Índia. As excursões de bem-estar combinam os benefícios do Ayurveda, Yoga e meditação para ajudá-lo a escapar de sua vida cotidiana mundana para restaurar o equilíbrio interior. Um retiro de Yoga não apenas ajuda a melhorar sua prática de Yoga, mas também oferece a oportunidade de conhecer entusiastas da mesma opinião. Um retiro de Yoga combina exercícios com dieta Saatvik e Pranayama ou Meditação para ajudar a obter o máximo de resultados dentro de um curto período de tempo.

Meditação: Além do Yoga e de dietas saudáveis, os passeios de bem-estar também se concentram na meditação. A meditação é conhecida por sua infinidade de benefícios. Além de melhorar sua saúde, a meditação também se concentra em sua mente e ajuda a obter uma visão mais positiva da vida. A Meditação Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das técnicas de meditação mais antigas da Índia e os retiros de meditação silenciosa de 10 dias são os mais procurados.

Desintoxicação Ayurveda: A desintoxicação a Panchakarma ou ayurvédica não é apenas para desintoxicar o corpo, mas também para rejuvenescer – fortalece o sistema imunológico e restaura o equilíbrio e o bem-estar. É uma das terapias de cura mais eficazes em Ayurveda e é recomendada por 21 dias e sazonalmente, para obter os melhores resultados. Panchakarma remove o excesso de doshas e corrige os desequilíbrios do corpo, além de eliminar as toxinas prejudiciais do sistema através dos órgãos do próprio corpo.

Programas de rejuvenescimento: Esses programas ajudam a relaxar os músculos e a liberar a fadiga, além de reduzir o estresse e a rigidez. Alguns dos programas visam proporcionar alívio de doenças como diabetes e artrite. Atua como um tratamento natural que auxilia no processo de cura da doença. Embora esses remédios não sejam de longo prazo, vale a pena tentar regularmente programas de rejuvenescimento para aliviar a dor. O yoga também é terapêutico nesse aspecto, pois muitas doenças são mantidas afastadas com a prática regular e orientada de yoga.

Benefícios de custo: a principal atração da Índia é a relação custo/benefício, o baixo custo para serviços de medicina alternativa disponíveis na Índia está se tornando cada vez mais popular entre pacientes estrangeiros como substituto de tratamentos cirúrgicos para várias doenças. Além disso, o país também é conhecido por suas experiências únicas de viagem em nível emocional, intelectual e espiritual. Todos esses resultados em baixo custo de pacotes turísticos para a Índia.

Durante nossa passagem pela Índia, tivemos a oportunidade de conhecer propriedades com incríveis programas de bem-estar e espirtualidade:

Isha Yoga Center

Se você está procurando algum tipo de introspecção e tempo de silêncio para se reconectar, vá para o Isha Yoga Center, uma organização espiritual sem fins lucrativos fundada por Sadhguru Jaggi Vasudev em 1992, sob a égide da Isha Foundation. Localizado a 1 hora da cidade de Coimbatore, está situado no sopé das montanhas Velliangiri e a fotografia é estritamente proibida no interior. Criado como um poderoso centro de crescimento interno, este é um destino para tudo relacionado a ioga e bem-estar. Naturalmente, este é um lugar que é frequentado por indianos e estrangeiros. Fazendo um tour pelo local, você verá o Spanda Hall, arquitetonicamente magnífico, distribuído por 64.000 pés quadrados, que abriga uma sala de meditação e instalações para programas residenciais. O que diferencia esse lugar é o Yoga Center, que abriga uma magnífica Dhyanalinga, uma forma de energia única e poderosa no centro da estrutura da cúpula sem pilares. Você pode sentar e sentir as vibrações se focar completamente. Este lugar não é específico da religião, e isso é bem ilustrado pelo enorme edifício branco do lado de fora com símbolos de todas as religiões. Este local também abriga o Isha Rejuvenation Center e a Isha Home School.

55b6a0fbe3352a56cb319976956ed42f.jpg

eesha yoga.jpg

Além de ensinar ioga, o Centro está envolvido em programas de melhoria rural para mais de 2.500 aldeias no sul da Índia. A primeira coisa que chama sua atenção quando você chega ao Isha é o busto de 30 metros de altura do deus Hindu Shiva, chamado Adiyogi. O Guinness Book of World Records declarou que é a maior escultura de busto do mundo. A estátua é chamada Adiyogi, que significa “o primeiro yogi”, porque Shiva é conhecido como o criador do yoga. A altura da estátua, 30 metros ou 112 pés, simboliza as 112 maneiras de alcançar a libertação do ciclo de morte e renascimento mencionados na cultura yogue. O número também representa os 112 pontos de energia no corpo humano.

Jindal Natucure

A Índia é líder nas ciências médicas antigas, usando métodos naturais de cura para tratar muitos distúrbios de saúde e doenças crônicas. Medicamentos à base de plantas e Ayurveda remontam a técnicas utilizadas há mais de 5.000 anos. A naturopatia é uma delas, reconhecida como um tratamento holístico que garante o bem-estar emocional, mental e físico do paciente. A principal vantagem desse método de cura natural é que ele não trata apenas os sintomas, mas sim a causa raiz da doença ou distúrbio de saúde.

Espalhado por mais de 100 acres de jardins esverdejantes, o Instituto Jindal Natucure recebe desde xeques do mundo árabe, empresários da Europa, milionários dos EUA á celebridades de Bollywood e políticos de alto nível – que vêm para a instalação em busca de cura para alguma doença ou muitas vezes para os programas de rejuvenescimento e emagrecimento.

maxresdefault (1).jpg

1_ex433yHF7DQ9Z66Os104HA.jpeg

1_ehgoJGNjS4O6aG0ItKRxrQ.jpeg

Iniciado como “Instituto de Naturopatia e Ciências da Yoga” em 1978, o JNI hoje é um hospital de naturopatia em uma atmosfera ecológica e sustentável. Dirigido pela Fundação Sitaram Jindal (uma instituição de caridade), fornece tratamentos para alívio, prevenção e cura de doenças específicas por meio de terapias não invasivas e sem medicações, que combinam a cura da natureza indiana com a ioga, dietoterapia, fisioterapia e a acupuntura. Os tratamentos como ter hidroterapia, fisioterapia, exercícios de Yoga e banhos de lama são os mais procurados no Instituto, que também têm um extensivo trabalho focado na dieta e alimentação, que uma vez equilibrada, estimula a capacidade interna natural do corpo de combater doenças sem medicamentos ou drogas que podem ser alcançadas através de métodos naturais de cura.

home-banner2.jpg

Com as pressões que a pessoa passa diariamente, o autocuidado, permitindo ao corpo desestressar e curar a intervalos regulares, é de crescente importância. Isso envolve mudanças no estilo de vida – na maneira como comemos, dormimos ou trabalhamos diariamente. Somente quando isso se torna um hábito é que se vê os frutos de seu trabalho. O turismo de bem-estar está evoluindo e desempenha um papel importante no setor de turismo que cresce rapidamente na Índia.

 

%d bloggers like this: